sábado, fevereiro 04, 2006

Para memória futura (III) – Portugal desportivo na abertura do Moleskine

Desde os tempos em que lia “A Bola”, ainda com o tamanho XXL, à hora do almoço, depois de uma manhã de aulas no Secundário, que me habituei ao tratamento discriminatório, em termos de profundidade e relevo das notícias, dado ao dia-a-dia do FC Porto, quando comparado com os clubes de Lisboa. Coisas como a capa de “A Bola” no dia seguinte à qualificação do FCP para a Liga dos Campeões… um quadradozito no canto inferior direito, enquanto um qualquer treino do Benfica ocupava o resto da página…
Verdade seja dita, que os adeptos da segunda circular também se devem queixar do mesmo em relação ao portuense, e portista “O Jogo”. Ler um artigo a elogiar o FCP num jornal alfacinha significa que estamos a jogar mesmo bem. Ler um artigo no “O Jogo” a dizer que o FCP está a jogar espectacularmente bem não me deixa especialmente convencido. Basicamente sempre li “A Bola”, mesmo sendo discriminado e, acabei por aceitar o argumento que o Benfica na capa faz vender mais jornais.

Agora já me custa mais a aceitar que essa discriminação tenha chegado ao volume de e-mails que me enviam. Vejamos, o Luis Filipe Vieira vai passar o ano ao Brasil para trazer um jogador em risco de… qualquer coisa. O ex-amigo do jogador que também vem no avião, é acusado de tentar desviá-lo (ao jogador, não ao avião), e quando chega a Lisboa tem um comité de boas vindas que lhe assenta dois sopapos na fronha. Tudo isto para servir como banquete em todas as televisões. Eu, estando fora do país, recebo as imagens no meu mail vindas de diferentes pessoas.

O Sporting ganha na Luz por 3:1. O que acontece? Dezenas de mails com conteúdos diferentes, desde “O Liedson Resolve”, “A Gripe das Aves”, a foto de um pacote de pastilhas Renie com o Estádio da Luz como fundo, as piadinhas como “os leões arrefeceram tanto a Luz que no dia seguinte até nevou em Lisboa”, para não falar de outros de índole mais hard-core. Foi um fartalhote.

Perante isto uns míudos, que não eram dos Super Dragões…, decidem chamar a atenção e dizer que não querem ser discriminados. Também querem aparecer nos e-mails. Então discutem:
- “Que bamos fazer pra chamar àtençom e aparecer nos mails pá?”
- “Num sei… deixa-me pensar”
- “Num me fo..., tu lá sabes pensar!”
- “Oh, cala-te car…. Já sei! Bamos pregar um cagaço ao Co Dranse”
- “Um cagaço?”
- “Sinhe. Esperamos que ele saia no bólide dele e cercamos a biatura.”
- “E isso bai acagaçá-lo?”
- “Nom Otário! Mas aí partimos os bidros todos e atiramos bery lights. Quando birem os bery-lights é que bai ser tótil. Certezinha que bai aparecer alguém a filmar”
- “ E bamos aparecer na TV?”
- “Claro… e depois nos mails por todo o mundo e arredores!”
- “Fónix… afinal tu pensas!”

A verdade é que ainda ninguém me enviou o puto e-mail com o ataque… só pode ser descriminação!

RPG

Post Scriptum

Falando a sério I: estes “míudos” precisam de ver uns joguitos do FCP numa televisão, mais propriamente, numa televisão que esteja em Custóias.

Falando a sério II: se houver retaliações a este post só tenho a dizer uma coisa. Não tenho medo. A matrícula do meu carro é 66:ZZ:55. Sou louro, alto e espadaúdo. Um autêntico viking.

Falando a sério III: Co Andrianse amigo, espero, apesar de tudo, que tenhas aprendido a lição e que te deixes de invenções.