quarta-feira, março 22, 2006

FC Porto vs Sporting

Hoje é dia de Porto vs Sporting. Um jogo decisivo onde apenas um pode passar.
E é a expressão "jogo decisivo" que me preocupa... é que o Porto ainda não ganhou um puto "jogo decisivo" esta época. Seja para a Liga dos Campeões contra, para ser muito simpático, os modestos Rangers e Artmédia, ou para a Liga Betadine, seja contra os alfacinhas da segunda circular ou contra os tipos da pedreira do Jesualdo.

Não tenho visto os jogos do Porto durante a época, dado que não há um resturante português num raio de 120km, mas pelo que tenho lido posso deixar uns conselhos ao Co para que ele chegue à sua primeira final.

Eu sei Adriaanse, que este jogo é especial para ti. Nunca chegaste a uma final, e na única vez que andaste lá perto foi exactamente o Sporting que te... estragou os planos. Queres desforra. Uma vingaça. Queres destroçá-los. Eu compreendo. Por te querer ajudar aqui ficam alguns conselhos. Não Inventes! Não cries tácticas especiais para este jogo! Não ponhas a jogar o Bruno Alves... NUNCA! Ataca quando tens de atacar e defende quando tenhas de defender! Nada de atacar feito tonto, com 10 jogadores na frente, especialmente se já estiveres a ganhar!
Se ainda não compreendes bem o português, eu escrevo em inglês... "DON´T CREATE NEW FASHION AND SPECIAL TACTICS FOR THIS GAME! DON´T PUT BRUNO ALVES PLAYING BY ANY MEAN... NEVER! ATACK WHEN YOU HAVE TO, DEFEND WHEN YOU HAVE TO... no atacks with 10 players in the front, specially when you are already in advantage". Understand mister?

Agora passemos para alguns dos nossos jogadores...

Baía, meu grandioso Baía, joga como sempre, seguro a sair dos postes, autoritário a comandar a defesa. Só uma coisita pequenina... se vier alguma daquelas bolas a que tu denominas "com controlo remoto", ao menos faz-te a ela. Fica melhor na fotografia e se conseguires lá chegar, no dia seguinte eu chamo-te super homem.

Pepe, a defesa depende de ti. Portanto arranja maneira de sossegar o Liedson e companhia limitada, não faças faltas à entrada da área (já sabes a relacão do Baia com as bolas de controlo remoto), não faças cagad.. erros como contra o Maritimo e não sejas expulso outra vez. Sim, sim, já sei que era o árbitro era o Lucílio Baptista, mas mesmo assim... não provoques.

Quaresma, para ti o mesmo que o Baía, joga como sempre. Bem. Estrafega os rins aos leaozinho, dá nós cegos aos lagartos, oferece um frango ao Ricardo. Até me vais fazer esquecer que és um pouco lorpa pelo que vou dar-te um conselho também. Para quem quer ir ao Mundial, e não tem lugar seguro, dizer coisas como "quero que o Barcelona venca o Benfica e ganhe a Liga dos Campeões" , por muito sincero que estejas a ser, não é o melhor para o espírito de grupo e, sabes que o Scolari já mandou gente tão boa como tu dar uma volta por bem menos do que isso. Para que ponderes.

Para o fim deixo o McCarthy e o Adriano. Lindos, só vos peço uma coisa... mas muitas vezes. Golos!

Boa sorte FCP