quarta-feira, abril 05, 2006

Berlusconi e Prodi, como se divertem

Para quem nos visita regularmente sabe que tenho acompanhado com "especial interesse" a campanha eleitoral para as legislativas italianas. Se a política italiana me interessa especialmente? Nem por isso. Decididamente não. Mas acompanhar a campanha trauliteira da coligação de direita encabeçada por Berlusconi e a da não menos peculiar coligação de Prodi (esquerda) faz-me pensar que é possível ter políticos bem piores que os nossos.
Mas bem mais divertidos, diga-se de passagem.

Depois de se ter comparado, entre outros,a Cristo, dado "sofrer pelos outros", temos Berlusconi a entrar na última semana em desvantagem nas sondagens. Táctica para inverter as coisas? Aqui vai um resumo das últimas de Berlusconi e também de Prodi:

Berlusconi:
- "É verdade que os comunistas não comiam criancinhas, mas vem no livro vermelho de Mao, que as ferviam e depois usavam-nas para adubar os campos"

- "Sim. Ligo para sex lines. Gosto de perguntar às jovens meninas o que acham das minhas políticas. E se me preferem a mim ou a Prodi. Sete em nove disseram que me preferem, o que são realmente muito boas notícias".

Esta mereceu o comentário da oposição: "essas mulheres dizem qualquer coisa para satisfazer os homens deseperados que lhe ligam".

- "Tenho muitas estima pela inteligência dos italianos para pensar que haja por aí tantos "tomates" (i.e. estúpidos) que possam votar contra os seus interesses. Até Prodi vai votar em mim." Depois pediu desculpa "não pelo insulto mas pela linguagem baixa, mas eficaz", que utilizou.

No ultimo debate entre ambos:

Prodi: "Berlusconi agarra-se aos números como os bêbados aos postes"
Berlusconi: "Respeite o chefe de estado. Você é um idiota útil"

Não dá para percerber se algum deles sabe o que fazer com o país, mas lá que se divertem...