quinta-feira, abril 20, 2006

Chernobyl, 26 de Abril, 1986

Passaram já 20 anos. Mais do que a comemoração, ou a simples lembrança, é importante não esquecer. Não esquecer o acidente. Não esquecer as consequências. Não esquecer os riscos. Não esquecer as vítimas. As que sofreram ontem, as que ainda sofrem hoje e que, infelizmente, continuarão a sofrer amanhã.

O que proponho a sócios e clientes do moleskine é uma viagem no tempo. Uma viagem ao dia do acidente, ao que se passou de seguida com os habitantes, a uma zona agora abandonada. Uma viagem aos nossos dias, em que o nuclear é notícia servida como acompanhamento dos nossos jantares. Uma viagem também ao futuro, em que Portugal poderá ter centrais nucleares e em que uma guerra atómica é uma triste, mas real, possibilidade.

A imprensa nacional e internacional tem dado especial destaque a este aniversário. O que vou tentar fazer é trazer-vos um pouco do que se tem escrito. Para que não esqueçamos.

PS: Dado entrar em férias na sexta-feira é possível que esta minha ideia não seja concretizada em consonância com o aniversário propriamente dito. De qualquer modo é uma “viagem” que quero fazer. Independentemente da data.