quarta-feira, abril 12, 2006

Fortaleza Digital de Dan Brown

Dan Brown, depois de se livrar de uma acusação de plágio, relativa ao seu mais que aclamado "Código Da Vinci", chega agora a Portugal com "Fortaleza Digital". Este foi o seu primeiro livro, editado em 1998.

Poderão, desde já, ler nas críticas que é um "tecno-thriller, onde Dan Brown explora a fronteira obscura entre a liberdade pessoal e a segurança nacional" e que "é assustadoramente real, cheio de honra e de desonra, paixão e convicção, vida e morte, o amor a um país e a conclusão inevitável a que cada um de nós chega intimamente: a complexa simplicidade do que está certo e do que está erra do e o poder do amor são as únicas fontes da nossa esperança".

Palavras bonitas, sem dúvida, mas desde já fica a minha opinião sobre o livro, que tive a oportunidade de ler em inglês... é interessante a princípio, mas atira um pouco para o "booooring". Digamos que era Dan Brown a dar os seus primeiros passos. A investigação e o suspense de "Código Da Vinci" estão lá a pairar, mas ainda lhe faltava qualquer coisa. Digamos que é um muito bom primeiro livro... o problema é que todos lemos o seu melhor livro antes e agora ficamos um pouco desapontados quando um livro dele não atinge o mesmo nível... mesmo que seja mais antigo. É injusto, eu sei, mas que posso eu fazer!