quinta-feira, junho 15, 2006

O Mundial até agora...

Depois da primeira jornada completa deste Mundial o que mais me chamou a atenção:

- A Alemanha exactamente como se previa... um excelente ataque, uma defesa que mete dó. Wanchope (Costa Rica) sozinho foi um pesadelo para grande parte dos defesas. Excepção feita a Lahm. Mesmo com o braço às costas será provavelmete o melhor lateral do Mundial...

A Polónia implodiu minada por divergências internas... afinal todos acabam por ter o seu Saltillo. O Equador agradece.

- Inglaterra, como outras selecçoes favoritas, entrou no Mundial em servicos minímos... contrariamente ao guarda redes de Trinidad... o primeiro herói do Mundial. A Suécia creio que ainda vai a tempo de recuperar. Já hoje com o Paraguai.

- No "grupo da morte" uma Argentina eficaz para uns cativante, mas ingénuos, “Marfinenses”- isto existe ou criei apenas uma nova palavra? A Holanda cumpriu com a Sérvia graças a Roben... o segundo herói do Mundial.

- Figo... quem diria?! De longe o melhor na nossa selecção. Pena só aguentar 45 minutos... tantos como a exibição minimamente decente de Portugal. Valha-nos a incapacidade dos Angolanos para acreditarem que eram capazes. Demasiado convívio com os tugas. O México ganhou... mas foi mais dificil do que parece. Que sirva de aviso para Sábado.

- República Checa, a melhor selecção da primeira jornada. Rusicki a brilhar bem alto. A ter em conta. O Estados Unidos descem à terra... e constatam que o 5°lugar no ranking da FIFA é apenas fictício! A Itália, eficaz e ranhosa como sempre. Passarão as duas melhores selecçoes do grupo.

- Brasil enfadonho e sem samba. Foi suficiente para uma trabalhadora mas ineficaz Croácia. Austrália deu a volta a um resultado injusto. Bom para o ego, mas suficiente para se bater com a Croácia?! O Japão, tal como os EUA volta à terra...

- Juntar França e Suiça no mesmo grupo só poderia dar aquilo... um grande nulo .No resultado e na emoção. Juntamente com Coreia e Togo, talvez um dos mais equilibrados grupos do Mundial... mas nivelados por baixo.

- Espanha, juntamente com os 30°C, esmagou a Ucrânia. Uma surpresa. Não terá problemas em passar à próxima fase. Mas que fará a Ucrânia? Tunísia arrancou o primeiro ponto de uma equipa africana neste Mundial. Deveriam ter feito mais, mas mesmo assim considerem-se cheios de sorte.