quinta-feira, setembro 28, 2006

Onde termina a liberdade de expressão e começa a ofensa ao Islão?


Na terça-feira, a Deutsche Oper, uma das três óperas de Berlim, anunciou o cancelamento de uma produção provocadora de uma ópera de Mozart, dado que a polícia não exclui a possibilidade de um eventual ataque terrorista por parte de Islamitas Radicais.
A ópera em causa, "Idomeneo", tem mais de 200 anos. Esta perfomance ia ser dirigida por Hans Neuenfels, na qual Idomeneo, Rei de Creta, apresenta-se no palco com um saco ensaguentado contendo as cabecas de Poseidon, Jesus Cristo, Buda e Maomé. Nesta encenação o actor segura-as triunfalmente.
É um puro caso de "auto-censura". Medo por uma eventual ameaça. É, por outro lado, um "atentado" à liberdade de expressão. Uma facada na nossa cultura ocidental e democrática. Eles própios sabem que não é intenção deles insultar quem quer que seja. Devemos abdicar dos nossos valores? Devemos desistir do nosso civismo, educação, cultura, democracia? Como dizia alguém com quem trabalho, "Temos de nos ajoelhar perante eles?" É a cultura deles melhor do que nossa? Respeitam eles os nossos valores e crenças?