quarta-feira, setembro 06, 2006

Os secretos voos da CIA

Segundo a edição de hoje do jornal Público "O Parlamento Europeu quer saber se os 131 voos da CIA que passaram por Portugal transportaram presos de guerra e insiste com o Governo português para que sejam fornecidas as listas das tripulações e dos passageiros."

Caríssimos engravatados de Bruxelas,

mesmo sabendo que as paredes que vos rodeiam isolam-vos do mundo real em que vivem os mais humildes de entre os vossos povos, sempre pensei que pelo menos teriam uma noção mais clara de como funcionam as relaçoes mais "estratosféricas" das politiquices mundiais.

Pondo as coisas de uma forma mais clara... Se os voos eram secretos, acham que a CIA ia dar a relação dos passageiros a alguém? Ao estado português? Acham que iriam dizer abertamente ao Freitas que iam levar uns moços muculmanos a dar um passeio até Guantanamo? E dar-lhe os seus nomes? E já agora, os nomes dos agentes secretos? Ou, por outro lado, deviam os nossos serviços secretos, o MNE, ou os serviços aeroportuàrios e SEF obter pelos seus meios tais informaçoes? Talvez fazendo uma busca no google?

Sejamos francos, aquilo que querem V Exc saber, é se os voos eram para fazer transporte de prisioneiros de guerra, ou não.
Vocês suspeitam que sim, o governo português imagina que sim, os EUA sabem que sim. Mas não procurem provas, porque o governo não perguntou nada e os EUA não nos disseram nada. Está tudo subentendido. Daí serem secretos...